Ensinar é uma arte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Ensinar pela primeira vez...
Para muitos... chegar na sala de aula pela primeira vez e se tornar o melhor professor que os alunos já tiveram é sonho, assim como não se sentir nervoso e temer a reação dos alunos. Acalmem-se, pois, aqueles que estudam para lecionar futuramente guardam em seu íntimo uma capacidade de brilhar no palco da Geografia.
Ensinar é uma arte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ensinar é uma arte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Água para o terceiro milênio
Um dos temas que deveriam ser discutidos em sala de aula pelos professores de Geografia é o uso correto da água visando o futuro.A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.
Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o Homem (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
Faz-se necessário apontar algumas causas contribuintes para a "crise" da água:
• Intensa urbanização, aumentando a demanda pela água, ampliando a
descarga de recursos hídricos contaminados e com grandes demandas de
água para abastecimento e desenvolvimento econômico e social (Tucci,
2008).
• E stresse e escassez de água em muitas regiões do planeta em razão das
alterações na disponibilidade e aumento de demanda.
• Infra-estrutura pobre e em estado crítico, em muitas áreas urbanas com
até 30% de perdas na rede após o tratamento das águas
• Problemas de estresse e escassez em razão de mudanças globais com
eventos hidrológicos extremos aumentando a vulnerabilidade da população
humana e comprometendo a segurança alimentar (chuvas intensas
e período intensos de seca).
• Problemas na falta de articulação e falta de ações consistentes na governabilidade
de recursos hídricos e na sustentabilidade ambiental
Cada um fazendo sua parte, diminuindo o uso indevido ou exacerbado da água, contribui para que no futuro outras pessoas possam utilizam deste bem!!!!
Educação à Distância
A essência da educação a distância está em substituir a proposta de assistência regular à aula por uma proposta, na qual os docentes ensinam e os alunos aprendem medisnte situações não-convencionais, ou seja, em espaçoes e tempos que não compartilham; implementa os projetos educacionais mais diversos e para as mais complexas situações: cursos para o ensino de ofícios, capacitação para o trabalho ou divulgação científica, campanhas de alfabetização e também estudos formais em todos os níveis e campos do sistema educacional. A educação a distância caracteriza-se pela utilização de um multiplicidade de recursos pedagóçicos com o objetivo de facilitar a construção do conhecimento. Começou a ser realizada nos EUA, mas não da forma que é realizada nos dias atuais e sim por correspondência, assim as pessoas que abandonaram os estudos ou queriam fazer cursos, mas não havia tempo, poderíam concluir. Passaram décadas e mais décadas para que essa modalidade de ensino fosse fixada na educação; forma criadas várias escolas, mas éis que surge a primeira uiversidade à distância: Universidade de Uliscansin, acabando assim com alguns preconceitos.
Os anos passavam e a tecnologia foi favorecendo a educação à distância, hoje milhões de estudantes estão formados. Com o surgimento da EAD, as novas tecnologias vieram para acrescentar nos ensinos, televisão e rádio na década de 70, áudio e vídeo na década de 80 e os satélites na década de 90 com utilização da internet. Essas tecnologias vieram como suportes do processo na didática.
Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, onde permite a interação e aproximaçaõ entre o aluno e docentes , as novas propostas na EAD são visualizadas como desafios para compreensão do conhecimento do aluno. As práticas rotineiras e a descontextualidade dificilmente possibilitam o desenvolvimento da capacidade de reflexão. Mas, as novas tecnologias também pode ser vista como uma preocupação, onde não podemos observar como uma luz que solucionem os problemas de compreensão. Este desafio consiste em produzir materiais em que as propostas de ensino acabem com as fórmulas prontas e criem desafios cognitivos para os estudantes.
Os projetos de Educação à Distância para possuir um alto grau de flexibilidade podem adaptar-se a novos desenvolvimentos possibiliatando também técnicas e estratégias novas, transformandoa educação permanente em um espaço a disposição do aluno.
Os anos passavam e a tecnologia foi favorecendo a educação à distância, hoje milhões de estudantes estão formados. Com o surgimento da EAD, as novas tecnologias vieram para acrescentar nos ensinos, televisão e rádio na década de 70, áudio e vídeo na década de 80 e os satélites na década de 90 com utilização da internet. Essas tecnologias vieram como suportes do processo na didática.
Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, onde permite a interação e aproximaçaõ entre o aluno e docentes , as novas propostas na EAD são visualizadas como desafios para compreensão do conhecimento do aluno. As práticas rotineiras e a descontextualidade dificilmente possibilitam o desenvolvimento da capacidade de reflexão. Mas, as novas tecnologias também pode ser vista como uma preocupação, onde não podemos observar como uma luz que solucionem os problemas de compreensão. Este desafio consiste em produzir materiais em que as propostas de ensino acabem com as fórmulas prontas e criem desafios cognitivos para os estudantes.
Os projetos de Educação à Distância para possuir um alto grau de flexibilidade podem adaptar-se a novos desenvolvimentos possibiliatando também técnicas e estratégias novas, transformandoa educação permanente em um espaço a disposição do aluno.
Assinar:
Postagens (Atom)