segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Educação à Distância

A essência da educação a distância está em substituir a proposta de assistência regular à aula por uma proposta, na qual os docentes ensinam e os alunos aprendem medisnte situações não-convencionais, ou seja, em espaçoes e tempos que não compartilham; implementa os projetos educacionais mais diversos e para as mais complexas situações: cursos para o ensino de ofícios, capacitação para o trabalho ou divulgação científica, campanhas de alfabetização e também estudos formais em todos os níveis e campos do sistema educacional. A educação a distância caracteriza-se pela utilização de um multiplicidade de recursos pedagóçicos com o objetivo de facilitar a construção do conhecimento. Começou a ser realizada nos EUA, mas não da forma que é realizada nos dias atuais e sim por correspondência, assim as pessoas que abandonaram os estudos ou queriam fazer cursos, mas não havia tempo, poderíam concluir. Passaram décadas e mais décadas para que essa modalidade de ensino fosse fixada na educação; forma criadas várias escolas, mas éis que surge a primeira uiversidade à distância: Universidade de Uliscansin, acabando assim com alguns preconceitos.
Os anos passavam e a tecnologia foi favorecendo a educação à distância, hoje milhões de estudantes estão formados. Com o surgimento da EAD, as novas tecnologias vieram para acrescentar nos ensinos, televisão e rádio na década de 70, áudio e vídeo na década de 80 e os satélites na década de 90 com utilização da internet. Essas tecnologias vieram como suportes do processo na didática.
Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, onde permite a interação e aproximaçaõ entre o aluno e docentes , as novas propostas na EAD são visualizadas como desafios para compreensão do conhecimento do aluno. As práticas rotineiras e a descontextualidade dificilmente possibilitam o desenvolvimento da capacidade de reflexão. Mas, as novas tecnologias também pode ser vista como uma preocupação, onde não podemos observar como uma luz que solucionem os problemas de compreensão. Este desafio consiste em produzir materiais em que as propostas de ensino acabem com as fórmulas prontas e criem desafios cognitivos para os estudantes.
Os projetos de Educação à Distância para possuir um alto grau de flexibilidade podem adaptar-se a novos desenvolvimentos possibiliatando também técnicas e estratégias novas, transformandoa educação permanente em um espaço a disposição do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário